Esse, Maná que veio de Deus!o povo comeu no deserto 40 Anos.

Deus manda o maná do céu mana A palavra manah vem do hebraico “man hu”, o nome é dado à seiva que brota da arvore do tamarisco; no deserto do Sinai esta seiva resseca durante a fria noite e cai no chão em forma de pequenas pérolas muito doces. Até os dias de hoje os beduínos utilizam o maná em sua dieta. O manah nada mais é do que a seiva do tamarisco ou tamareira que só existe no deserto, na região do Sinai e serve de alimento para um besouro chamado“najoccoci”. O manah ainda cai do céu e as crianças árabes o recolhem antes do nascer do sol e vendem aos turistas como “manite”. Muitos turistas já experimentaram dele quando em viagem por aquelas paragens do Monte Sinai. VISÃO Muitos hoje sofrem e murmuram por falta de fé, convido todos a ler o evangelho que nos mostra uma visão que aumenta a nossa fé e nos mostra o verdadeiro alimento que vem do céu, que está nos faltando, “pois falta fé em Jesus Cristo este alimento que dividiu o pão da vida com todos e nos trouxe a salvação”. Êxodo 16 1 O povo reclama da falta de carne e pão Depois que partiu de Elim, toda a comunidade dos israelitas chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e Sinai, no dia quinze do segundo mês depois que saíram da terra do Egito. 2 E toda a comunidade dos israelitas murmurou contra Moisés e Arão no deserto, 3 dizendo: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão à vontade. Mas nos trouxestes a este deserto, para matar de fome toda esta multidão. 4 Então o SENHOR disse a Moisés: Farei que do céu vos chova pão. O povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove e veja se anda ou não conforme a minha lei. 5 Mas, no sexto dia, eles prepararão o que colherem; e deverá ser o dobro do que colhem cada dia. 6 Moisés e Arão disseram a todos os israelitas: Esta tarde sabereis que foi o SENHOR quem vos tirou da terra do Egito, 7 e amanhã vereis a glória do SENHOR, pois ele ouviu as vossas murmurações contra o SENHOR, pois quem somos nós, para que murmureis contra nós? 8 Moisés disse ainda: Isso acontecerá quando o SENHOR vos der carne para comer à tarde, e, pela manhã, pão à vontade. Porque o SENHOR ouviu as vossas murmurações contra ele; e quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas contra o SENHOR. 9 Depois disso, Moisés falou a Arão: Dize a toda a comunidade dos israelitas: Apresentai-vos diante do SENHOR, porque ele ouviu as vossas murmurações. 10 E quando Arão falou a toda a comunidade dos israelitas, estes olharam para o deserto, e a glória do SENHOR apareceu na nuvem. 11 Deus manda codornizes e maná Então o SENHOR falou a Moisés: 12 Tenho ouvido as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: À tarde comereis carne, e pela manhã tereis pão à vontade; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus. 13 E aconteceu que à tarde surgiram codornizes que cobriram o acampamento; e pela manhã havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14 Quando a camada de orvalho evaporou, havia uma coisa fina e arredondada na superfície do deserto, semelhante a flocos de geada que caem sobre a terra. 15 Quando a viram, os israelitas disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Então Moisés lhes disse: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer. 16 Foi isto o que o SENHOR ordenou: Cada um recolherá dele conforme o que consegue comer; um ômer por cabeça, segundo o número de pessoas; cada um recolherá para os que estão na sua tenda. 17 E assim os israelitas fizeram. Alguns deles recolheram mais, e outros, menos. 18 Quando, porém, o mediam com o ômer, nada sobrava ao que recolhera muito, nem faltava ao que recolhera pouco; cada um recolhia tanto quanto conseguia comer. 19 Moisés lhes disse também: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. 20 Mas alguns deles não deram ouvidos a Moisés e deixaram um pouco para o dia seguinte. Entretanto, ele criou bichos e cheirou mal. Por isso, Moisés indignou-se contra eles. 21 Eles o recolhiam pela manhã, cada um conforme o que conseguia comer, pois ele derretia com o calor do sol. 22 Mas, no sexto dia, recolheram o dobro, dois ômeres para cada um. Então todos os líderes da comunidade foram e contaram isso a Moisés. 23 E ele lhes disse: Foi isto o que o SENHOR disse: Amanhã é dia de descanso, sábado santo ao SENHOR. Assai no forno o que quiserdes assar, e cozinhai em água o que quiserdes cozinhar; e tudo o que sobrar, separai-o e guardai-o para a manhã seguinte. 24 E eles o guardaram até a manhã seguinte, como Moisés havia ordenado; e não cheirou mal, nem criou bicho algum. 25 Então Moisés disse: Comei-o hoje, porque hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis fora do acampamento. 26 Seis dias o recolhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nesse dia, não haverá. 27 Aconteceu, porém, que no sétimo dia alguns do povo saíram para recolhê-lo, mas não o acharam. 28 Então o SENHOR disse a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? 29 Vede que o SENHOR vos deu o sábado; por isso, no sexto dia ele vos dá pão para dois dias. Fique cada um no seu lugar; ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 30 Então o povo descansou no sétimo dia. 31 E a casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era branco como semente de coentro e tinha o sabor de bolo de mel. 32 E Moisés disse: O SENHOR ordenou: Enchereis dele um ômer, que será guardado para as vossas gerações, para que elas vejam o pão que vos dei para comer no deserto, quando vos tirei da terra do Egito. 33 E Moisés disse a Arão: Pega uma vasilha, põe nela um ômer de maná e coloca-a diante do SENHOR, para que seja guardado para as vossas gerações. 34 E Arão a colocou diante do testemunho, para ser guardado, como o SENHOR havia ordenado a Moisés. 35 Os israelitas comeram o maná durante quarenta anos, até que chegaram a uma terra habitada, até que chegaram aos limites da terra de Canaã. 36 Um ômer é a décima parte de um efa. mana1 Salmo 78:24-25 24 fez chover maná sobre eles para que comessem e deu-lhes cereal dos céus. 25 Cada um comeu o alimento dos poderosos; mandou-lhes comida com fartura. mana2 João 6:25-71 25 Ao encontrá-lo no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? 26 Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e ficastes satisfeitos. 27 Trabalhai não pela comida que se acaba, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará. Deus, o Pai, o aprovou, pondo nele o seu selo. 28 Perguntaram-lhe, então: Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Crede naquele que ele enviou. 30 Perguntaram-lhe, então: Que sinal fazes, para que o vejamos e creiamos em ti? Que realizas? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes pão do céu para comer. 32 Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés quem vos deu pão do céu; mas meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 E disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 E Jesus lhes declarou. Eu sou o pão da vida; quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto e mesmo assim não credes. 37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e de modo algum rejeitarei quem vem a mim. 38 Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a daquele que me enviou. 39 E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40 Porque esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 41 E os judeus começaram a criticá-lo, pois dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. 42 E perguntavam: Não é ele Jesus, filho de José? Acaso não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode estar dizendo: Desci do céu? 43 Jesus lhes respondeu: Não me critiqueis. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, exceto aquele que vem de Deus; somente ele viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo aquele que dele comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 52 E os judeus começaram a discutir entre si, dizendo: Como pode ele nos dar sua carne para comer? 53 Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim, quem de mim se alimenta também viverá por minha causa. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. 59 Jesus falou essas coisas enquanto ensinava na sinagoga em Cafarnaum. 60 Muitos discípulos abandonam Jesus Ouvindo isso, muitos dos seus discípulos disseram: Essa palavra é dura; quem a pode suportar? 61 Mas, sabendo Jesus no íntimo que seus discípulos criticavam suas palavras, disse-lhes: Isso vos escandaliza? 62 Como seria, então, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiramente estava? 63 O Espírito é o que dá vida, a carne não serve para nada; as palavras que eu vos tenho falado são espírito e vida. 64 Mas há alguns de vós que não creem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e quem o trairia. 65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai. 66 Por causa disso, muitos de seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. 67 Então Jesus perguntou aos Doze: Vós também quereis retirar-vos? 68 Simão Pedro respondeu-lhe: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. 69 E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus. 70 Jesus lhes respondeu: Por acaso não escolhi a vós, os Doze? Contudo um de vós é um diabo. 71 Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes; pois ele, um dos Doze, haveria de o traidor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 9: As Bodas do Cordeiro